Aos 116 anos, morre brasileira reconhecida como pessoa mais velha do mundo

Integrante da Congregação das Irmãs Teresianas desde 1927, Inah dedicou grande parte de sua vida à comunidade, promovendo a educação de jovens.

Imagem: Redes sociais/X/@SCInternacional

RT Brasil.

A freira Inah Canabarro Lucas faleceu nesta quarta-feira (30), aos 116 anos e 326 dias, conforme divulgado pela mídia local. Natural de São Francisco de Assis (RS), ela foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka, em janeiro deste ano. Além disso, era bisneta do general David Canabarro, figura histórica da Revolução Farroupilha.

Integrante da Congregação das Irmãs Teresianas desde 1927, Inah dedicou grande parte de sua vida à comunidade, promovendo a educação de jovens. Sua jornada foi marcada por testemunhos de fé, e, em 2018, aos 110 anos, recebeu a bênção do Papa Francisco, uma das diversas homenagens que celebrou ao longo de sua trajetória.

Nos últimos anos, a religiosa era amplamente conhecida por sua vitalidade e bom humor, características que enriqueceram sua convivência com a família, amigos e a comunidade. Sua paixão pelo Internacional, time do coração, também refletia sua energia vibrante, mesmo em idade avançada.

Embora o Grêmio já contasse com 5 anos de fundação no momento de seu nascimento, Inah sempre foi torcedora colorada, fundado apenas 11 meses depois. Em reconhecimento à sua dedicação, o Sport Club Internacional prestou uma homenagem nas redes sociais.

”É com enorme pesar que o Internacional recebe a notícia do falecimento da madre Inah Canabarro. A torcedora colorada, que nos deixou nesta quarta-feira, era a mulher mais velha viva no mundo e destinou seus 116 anos de vida à bondade, à fé e ao amor pelo Clube do Povo”, diz a nota.

O título de pessoa mais velha do mundo agora pertence a Ethel Caterham, residente em Surrey, Inglaterra, que atualmente tem 115 anos e 252 dias, segundo o LongeviQuest.

Homem mais velho do mundo

O Brasil não só tem a mulher mais velha do mundo, mas também o homem mais longevo, conforme confirmado pelo Guinness World Records. João Marinho Neto, natural de Apuiarés, no Ceará, celebrou recentemente seus 112 anos e 207 dias, marca reconhecida pelo LongeviQuest, plataforma utilizada pelo Guinness para validar recordes de longevidade.

A conquista de João Marinho vem após o falecimento do britânico John Tinniswood, que também tinha 112 anos. Com isso, o cearense se tornou oficialmente o homem mais velho do mundo.


Descubra mais sobre Desacato

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.